A Viação Urbana recebeu a certificação ISO 14001 por seu Sistema de Gestão Ambiental. A norma internacional tem a função de atestar que a empresa mantém o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, por meio do comprometimento de toda a organização.
A Viação Urbana realiza diversos projetos pensando na responsabilidade social e socioambiental. A empresa colabora com as seguintes entidades: Desafio Jovem; Associação Peter Pan; Instituto do câncer; APAE; Instituto de apoio aos queimados.

Preservação do Meio Ambiente

A Viação Urbana, ciente da importância da coleta de resíduos sólidos mantém, desde 2002, pontos de coleta seletiva e coletores distribuídos pela empresa com as denominações dos tipos de resíduos para que cada material tenha seu destino correto.

Uso Racional de Energia Elétrica

É feito um trabalho permanente de conscientização e uma manutenção preventiva no balanceamento dos cabos de rede a fim de evitar o desperdício. A empresa fez o contrato horo- sazonal verde, utilizando no horário de pico, das 17:30h às 20:30h, somente o extremamente necessário.

Programa D’Olho na Qualidade

A Viação Urbana, através de uma parceria com o Sebrae, implantou em 2002 um programa de qualidade total, o “D ?OLHO na qualidade”, baseado no programa 5 ?S. Essa parceria é essencial aos objetivos e metas, tendo como fim a satisfação de nossos clientes. Acreditamos que através da educação, da experiência, da competência e de treinamentos contínuos os níveis de qualidade serão sempre ascendentes.

Projeto Despoluir

A empresa Viação Urbana, em parceria com a CEPIMAR (Federação das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Ceará, Piauí e Maranhão), vem realizando desde 1997 aferição da emissão de gases poluentes no meio ambiente. Como resultado desse trabalho, há mais de 4 anos a empresa não recebe nenhuma notificação da SEMACE, sendo agraciada com o selo Empresa 100% em 2007 e 2008.

Reflorestamento

Investir na preservação ambiental com o plantio de espécies nativas da região é uma das ações que a Via urbana vem desenvolvendo já há alguns anos. Em novembro de 2002 a empresa iniciou o replantio de 200 coqueiros próximo a Lagoa da Sapiranga. Para esta ação foram destinados 10 mil m2 de área verde. Em junho de 2010 foi realizado o plantio de árvores frutíferas por colaboradores da empresa.

Tratamento de Água e Esgoto

Desde 1998 A Via Urbana conta com uma estação de tratamento de água que viabiliza o reaproveitamento dos quase 100 mil litros utilizados diariamente na lavagem dos carros. Toda a água utilizada é tratada e direcionada para o jardim e os coqueiros, evitando que a água da lavagem seja jogada na Lagoa da Sapiranga, próxima a empresa. O racionamento também é uma preocupação da Via Urbana que, com o armazenamento da água da chuva, evita um consumo maior de água encanada.

Amigos da Via Urbana

No início do projeto, em 2011, apenas escolas de comunidades onde a empresa atua eram convidadas a participar da visita. Hoje é aberta a toda a região de Fortaleza, atendendo, além de escolas, universidades, projetos do Governo e instituições diversas. Na visita são mostradas a lavagem e todo o processo de manutenção dos veículos. Os alunos recebem lanche, cartilha ilustrada e participam de palestra educativa sobre a conscientização dos usuários no correto uso do transporte coletivo. Estas visitas objetivam promover, através da multiplicação de informações, o sentido de coletividade, respeito e tolerância.